REGRAS

REGRAS SWOS BRASIL

Escolha a Regra no Menu ao Lado!

1. Prêmios
Campeão: Troféu
Vice: Medalha de Prata
3° Lugar: Medalha de Bronze
Artilheiro: Medalha de Ouro de Artilheiro
Fair Play: Medalha de Ouro de Fair Play
Revelação: Medalha de Ouro de Revelação

A premiação será dada logo após o término do Campeonato.

Caso o time que tenha ganho algum prêmio não esteja presente na hora da entrega, o respectivo será dado ao time subsequente nos mesmo critérios.

Portanto todos devem permanecer até o término do Campeonato para receber seus prêmios, mesmo esse time estando eliminado.


2. Horário
O Sorteio dos grupos para o campeonato se iniciará sempre PONTUALMENTE no horário previamente marcado, os que não estiverem presentes no horário marcado estarão automaticamente FORA do Campeonato.

As festas sempre são marcadas para 1 hora antes do Sorteio e os amistosos com 2 horas de antecedência. Portanto chegue no horário marcado que mesmo que tenha problemas ainda assim chegará na hora para o Sorteio.


3. Primeira Fase
Serão divididos grupos da melhor maneira possível através de bom senso de Acordo com o número de jogadores presentes no horário marcado. Todos os Jogos serão de 5mins com campos aleatórios.

Por falta de tempo serão apenas jogos de ida na primeira fase caso tenhamos muitos times, sendo quem jogar em casa jogará no teclado, e fora de casa no MSXtick. Quem jogará em casa será decidido pelo computador, ele sempre divide igualmente os jogos, portanto todos jogarão a metade em casa e a outra metade fora.

O computador dividirá os grupos aleatoriamente, mas não poderá acontecer de um grupo ficar muito mais forte que o outro, e por isso é empregada a regra de Cabeça de Chave, onde o número de grupos terá o respectivo número de Cabeças de Chave de acordo com o Ranking entre os presentes.

Ou seja, caso tenhamos 3 grupos, os 3 primeiros do Ranking que estiverem presentes serão os Cabeças de Chave, e não poderão ficar no mesmo grupo.

Então os grupos serão sorteados até todos os Cabeças de Chave estiverem separados, e quando ficarem, o resto do grupo será na sorte, não podendo haver reclamações.


4. Segunda Fase
Será eliminatória no sistema mata-mata de ida e volta, no esquema de quem jogar em casa jogará no teclado, e fora de casa no MSXtick.

Não haverá vantagem para gols fora de casa, vencerá quem tiver maior soma dos placares dos dois jogos, e em caso de empate não haverá prorrogação, indo direto para disputa de pênaltis.

Caso o número de jogadores seja maior que 20, serão classificados 16 times para a segunda fase, caso contrário apenas 8. Podendo mudar de acordo com o número dos jogadores na primeira fase.

Quem pegará quem será decidido também aleatoriamente pelo computador, também não podendo haver reclamações.

O vencedor leva o Troféu e o vice a Medalha de Prata


5. Disputa de 3° e 4° Lugares
Para os perdedores da Semi-Final, haverá um jogo ANTES da final para disputar o 3° lugar do campeonato e a medalha de Bronze.

Será sistema de ida e volta no mesmo esquema de quem jogar em casa jogará no teclado, e fora de casa no MSXtick.

Não haverá vantagem para gols fora de casa, vencerá quem tiver maior soma dos placares dos dois jogos, e em caso de empate não haverá prorrogação, indo direto para disputa de pênaltis. O vencedor levará a medalha de Bronze.

Esses jogos NÃO contarão para Artilharia.


6. Artilheiro
Será dada a medalha de Artilheiro ao time que tiver um de seus jogadores em primeiro lugar na artilharia do campeonato.

Como só há uma medalha, teremos que escolher um para recebê-la em caso de empate.

O computador mostrará por ordem alfabética os jogadores com maior número de gols, dentre esses o prêmio será dado para o time que tiver os seguintes critérios de desempate:

1. quem tiver jogado MENOS partidas
2. quem tiver mais jogadores em PRIMEIRO LUGAR
3. quem tiver um próximo artilheiro numa posição melhor que o próximo
artilheiro do outro time em disputa *
4. quem tiver mais gols somados APENAS no quadro de artilharia
5. para o time que tiver mais gols no geral
6. para o time que estiver melhor colocado

* Exemplo:
1. Catatônico (Dudi) com 16 Gols
2. Seu Barriga (Gugu) com 16 Gols
3. Sarrafo (Gugu) com 15 Gols
4. Capitão Mascarenhas (Dudi) com 14 Gols

Então o Gugu levará a medalha de artilharia pelo desempate na próxima posição do Ranking de Artilheiros.


7. FairPlay
Eu anotarei os cartões de cada jogo, e quem tiver a MENOR média como resultado da fórmula abaixo leva.

Cartão Vermelho = 3 pontos (cada)
Cartão Amarelo = 1 ponto (cada)

Média = Pontos/Número de Partidas

Em caso de empate estes são os critérios de desempate:
1. Menor número de cartões vermelhos
2. Menor número de cartões
3. Melhor posicionado no campeonato


8. Revelação
Haverá um jogo antes da Disputa de 3° e 4° Lugares entre os dois times da segunda divisão melhores colocados no campeonato. Onde o melhor colocado poderá escolher onde vai jogar, ou seja, no Teclado ou no MSXtick. ELE MANDA.

Em caso de empate haverá Prorrogação e Pênaltis para desempatar.

O vencedor deste jogo receberá a Medalha de Revelação.

As divisões podem ser acessadas em nosso site e a cada campeonato eu decidirei se alguém foi promovido à primeira ou caiu para segunda divisão de acordo com seu desempenho.


9. Posicionamento
Pontos Válidos:
Vitória = 3
Empate = 1

O posicionamento do campeonato será feito pelos seguintes critérios.

1. Pontos
2. Saldo de Gols
3. Vitórias
4. Gols Marcados
5. Confronto Direto
6. Bom Senso


10. Abandono
O Abandono por qualquer razão do Torneio ou Campeonato em Andamento causa além da eliminação do mesmo as seguintes regras:

Em cada jogo seguinte o oponente vencerá por WO com o placar de 2x0, sendo esses gols feitos contra (por mim), e depois se esperará que se encerre a partida.

Em caso de ser um jogo de volta, o oponente vencerá pelo placar suficiente para passar de fase.

O time que Abandonou perde instantâneamente TODOS seus Pontos e Prêmios já ganhos no corrente Campeonato, independente de ser a Medalha de Prata, Bronze, Artilheiro, FairPlay ou Revelação.

Seu prêmio será dado ao subseqüente na classificação.

E além disso o time que abandonar um Torneio perderá 10 pontos no SWOS Brasil Ranking, e se abandonar uma SWOS CUP perderá 20.

A regra também será válida caso o jogador resolva abrir as pernas para ser eliminado, fazendo gols contra ou simplesmente ficando parado esperando o adversário atacar.

Este jogador também terá todos seus direitos no SWOS BRASIL RANKING revogados por tempo indeterminado, além de estar automaticamente eliminado em casos de Repescagens futuras.

Até que participe de 3 campeonatos sem problemas novamente, ele ficará na lista negra e sempre que precisarmos tirar algum time do campeonato, este será automaticamente eliminado não importando sua posição nos Rankings.


11. Repescagem
Existem certos números de participantes inviáveis para fazer os Campeonatos devido a serem indivisíveis ou só divisíveis por um número muito alto, causando um tempo de Campeonato nada compatível com a nossa realidade.

Esses são os possíveis números de times inviáveis e suas únicas saídas inviáveis:

11 Times - 1 grupo de 11 (55 jogos) = 6:25hs
13 Times - 1 grupo de 13 (78 jogos) = 9:06hs
17 Times - 1 grupo de 17 (136 jogos) = 15:52hs
19 Times - 1 grupo de 19 (171 jogos) = 19:57hs
22 Times - 2 grupos de 11 (110 jogos) = 12:50hs
23 Times - 1 grupo de 23 (253 jogos) = 29:31hs
25 Times - 5 grupos de 5 (50 jogos) = 5:50hs
26 Times - 2 grupos de 13 (156 jogos) = 18:12hs

Por isso em caso de termos um destes números de times na hora do sorteio será disputada uma repescagem com os dois últimos colocados do SWOS BRASIL RANKING presentes.

Será sistema de ida e volta no mesmo esquema de quem jogar em casa jogará no teclado, e fora de casa no MSXtick.

Não haverá vantagem para gols fora de casa, vencerá quem tiver maior soma dos placares dos dois jogos, e em caso de empate não haverá prorrogação, indo direto para disputa de pênaltis. O vencedor estará classificado para a primeira fase do Campeonato.

REPESCAGEM
Times Vão para Repescagem
11 2 Últimos
13 2 Últimos
17 2 Últimos
19 2 Últimos
22 2 Últimos
23 3 Últimos
25 2 Últimos
26 3 Últimos
Isso vale para todos os números acima com algumas excessões, onde 2 terão que sair e portanto será feita um triangular com os 3 últimos colocados do SWOS BRASIL RANKING presentes. Veja tabela ao lado para maiores informações.

Será sistema de ida e volta no mesmo esquema de quem jogar em casa jogará no teclado, e fora de casa no MSXtick. O vencedor da triangular estará classificado para a primeira fase do Campeonato.

E em caso das últimas posições do Ranking estiverem ocupadas por vários times empatados (principalmente por times fora do Ranking), todos participarão da Repescagem estando classificados os primeiros colocados até cobrir o número de vagas disponíveis.

Todos os Jogos da Repescagem valerão para o SWOS BRASIL RANKING. Seus Pontos e Cartões valerão para o Campeonato em disputa mas seus Gols, Suspensões e Contusões serão ignorados.

A chegada de um ou mais times após a Repescagem, independente de suas posições no SWOS BRASIL RANKING, não os farão entrar no Campeonato já que foram eliminados anteriormente por não estarem presentes no horário marcado para o Sorteio.


12. Ranking
REGRAS DO SWOS CUP RANKING (Desde 1993)
1. Medalhas de Ouro
2. Medalhas de Prata
3. Medalhas de Bronze
4. Melhor Colocação
5. Menor Pior Colocação
6. Melhor Colocação em Torneios
7. Maior Número de Participações
OBS: Válido Apenas para os Campeonatos anuais da SWOS CUP


REGRAS DO SWOS BRASIL RANKING (Desde 2000)
Torneios SWOS CUP
Atuação Pontos
1° Colocado 50
2° Colocado 25
3° Colocado 10
4° Colocado 5
5° Colocado 3
6° Colocado 1
Artilheiro, Fair Play ou Revelação 5
Participação 3
   
Participação em Amistosos 1
Atuação Pontos
1° Colocado 150
2° Colocado 100
3° Colocado 50
4° Colocado 25
5° Colocado 10
6° Colocado 5
7° Colocado 3
8° Colocado 1
Artilheiro, Fair Play ou Revelação 10
Participação 5
Todos esses pontos serão somados ao total de pontos obtidos durante cada campeonato
Em caso de empate os critérios de desempate são:
1. Maior Número de Participações
2. Relação Posição/Participantes
3. Primeiro a Alcançar os Pontos

Os primeiros serão cabeças de chave na SWOS CUP.
Os últimos disputarão a repescagem caso precise.


13. SWOS Open
Não haverá a primeira fase com grupos, sendo direto mata-mata com ida e volta e pênaltis no caso de empate até chegarmos ao Campeão. Caso tenhamos menos de 8 participantes será organizado por grupos com sorteio ÚNICO.

Antes da final haverá a disputa de 3° e 4° lugares com ida e volta e pênaltis no caso de empate para decidir a medalha de Bronze.

O sorteio será feito uma UNICA VEZ pelo computador o qual será aceito.

Como é um torneio mata-mata, temos que ter um número de jogadores compatível com 8,16 ou 32 participantes.

Em caso de termos um número diferente deste, teremos de acondicionar o número de times para serem escolhidos 8 ou 16 para o mata-mata final.

Deverão ser divididos em grupos de no máximo 3 times, sendo sorteados APENAS UMA VEZ. Terão apenas jogos de ida em caso de 3 times, e ida e volta no caso de 2. Se classificando o número compatível para o mata-mata mais próximo, mesmo que quase a totalidade de times se classifique.

Se o número de times for incompatível com qualquer divisão, será empregada a regra da repescagem do SWOS BRASIL RANKING.

Em caso de pontos iguais no Ranking para as últimas vagas, estes irão para repescagem juntos para disputar as últimas vagas, sejam quantas forem.

Todas as outras regras são idênticas as da SWOS CUP.


14. SWOS Divisions
O que é o SWOS Divisions?

Serão dois pequenos torneios, um com o pessoal da Primeira Divisão (Viciados) e outro com o pessoal da Segundona (Novatos). As divisões estão disponíveis em nosso site.

Como acontecerão os dois Torneios?

No horário marcado são criados os DOIS torneios e começa primeiramente o Torneio da Segundona, joga-se uma rodada e começa o Torneio da Primeira Divisão, joga-se uma rodada e volta a se jogar o da Segundona, onde jogam mais uma rodada e volta para o da Primeira, assim sucessivamente.

Quais serão os Formatos?

Se o número de participantes for pequeno, será uma LIGA com todos jogando contra todos e talvez com ida e volta dependendo do número de times, senão será de preferência eliminatório ou então por pequenos grupos.

- LIGA

Caso os campeonatos tenham na primeira fase uma LIGA, caso haja a segunda fase quem estiver melhor colocado escolhe onde jogar. Se tivermos uma LIGA relativamente demorada como com 7 times, não haverá segunda fase.

- GRUPOS

Caso tenhamos grupos, eles serão divididos pelo computador SEM CABEÇA DE CHAVE, ou seja, haverá só um sorteio, mesmo que caia Freddy, Leo, Bernardo e Sandro no mesmo grupo. Nós já estamos divididos em Divisões, portanto somos todos quase do mesmo nível.

A segunda fase será eliminatória com JOGOS ÚNICOS (SÓ IDA) e com prorrogação e pênaltis em caso de empate, quem jogará em casa será decidido por sua colocação em seu grupo, caso seja igual será decidido pelo computador.

Haverá também um ÚNICO JOGO (SÓ IDA) com prorrogação e pênaltis em caso de empate entre os perdedores das semi-finais para disputar a medalha de Bronze. Quem jogará em casa será decidido por sua colocação em seu grupo, caso seja igual será decidido pelo computador.

PRÊMIOS

Os 3 primeiros colocados de cada Divisão receberão prêmios de Medalhas de Ouro, Prata e Bronze de sua Divisão + A medalha de Artilheiro também respectiva a sua divisão.

Após o final dos dois torneios haverá uma final entre os Campeões dos Torneios em um ÚNICO JOGO (SÓ IDA), com prorrogação e pênaltis em caso de empate. O Campeão da SEGUNDONA poderá escolher onde vai jogar, ou seja, no Teclado ou no MSXtick. ELE MANDA.

O vencedor deste único jogo levará a Taça SWOS DIVISIONS.

Não Haverão prêmios de REVELAÇÃO ou FAIRPLAY apesar do segundo ser contado.

PONTUAÇÃO

A pontuação no Ranking deve e será diferente.

Taça SWOS DIVISIONS = 30 Pontos
Primeira Divisão Segundona
Atuação Pontos
1° Colocado 20
2° Colocado 15
3° Colocado 10
4° Colocado 6
5° Colocado 4
6° Colocado 3
Artilheiro 5
Participação 3
Atuação Pontos
1° Colocado 10
2° Colocado 8
3° Colocado 6
4° Colocado 4
5° Colocado 2
6° Colocado 1
Artilheiro 3
Participação 3
+ Pontos Conquistados + Pontos Conquistados / 2

Todas as outras regras são idênticas as da SWOS CUP.