SWOS Brasil
SWOS CUP FAQ

Aqui você irá aprender os primeiros passos no SWOS
1 Navegação do Jogo
2 Configurações
3 Primeiro Amistoso
4 Tipos de Jogos e Campeonatos
5 Armando seu Time
6 Como chutar, tocar, cabecear e dar carrinho
7 Como dominar e carregar a bola
8 Como cobrar escanteios, laterais e faltas
9 Como fazer substituições e alterações táticas
10 Como marcar e tomar a bola
11 Como fazer e criar jogadas
12 Como fazer gols
13 Comandos Extras

1. Navegação do Jogo
TATICAS
- Criar / Editar / Salvar / Carregar

EDITAR TIMES
- Editar Jogadores e Uniformes / Salvar / Importar

CANAL 100
- Ver / Carregar / Salvar os Melhores Momentos (Highlights)

OPCOES
- Configurações do Jogo

CARREIRA
- Iniciar Jogo em modo Carreira (Para 1 Jogador apenas)

AMISTOSO
- Jogar um Amistoso entre dois times

CRIAR CAMPEONATOS
- PONTO-CORRIDO / MATA-MATA / COM GRUPOS e suas regras

CAMPEONATOS
- Campeonatos pré-definidos divididos por países.

TEMPORADA
- Jogar apenas uma temporada no modo carreira.

LOAD CAMPEONATO
- Carregar um campeonato previamente salvo

SAVE CAMPEONATO
- Salvar um campeonato que está jogando

REPLAY CAMPEONATO
- Jogar novamente um campeonato que acabou de acabar



2. Configurações
TATICAS
TEMPO DE JOGO
- 3/5/7/10 minutos

TIPO DE CAMPO
- Escolha entre os vários tipos do campo disponíveis. Ele vale tanto para Amistosos quanto Campeonatos. Eles também pode ser alterados na criação de um Campeonato.

AUTO REPLAYS
- Se ligado mostra um replay automático de cada gol. Teclando R você pode ver o replay deste determinado lance durante o jogo.

IGUALA TODOS OS TIMES
- Se ligado todos jogadores de todos os times ficam iguais.

AUTO SAVE CANAL 100
- Se ligado ele salva na memória todos os gols para futura visualização no CANAL 100 ou no final de cada jogo. Teclando H você pode gravar o replay deste determinado lance durante o jogo.

MUSICA
- Se ligada toca uma música MIDI nos menus.

COMENTARIOS
- Se ligado durante o jogo você ouvirá a narração.

ANIMAÇÕES
- Em modo carreira ha animações entre cada jogo e momento importante em seu clube, se desligado essas animações não são exibidas.

As configurações "oficiais" de nossos campeonatos são as da foto.

Sobre a configuração de teclado e som você deve executar o arquivo INSTALL.
Usamos as Setas Direcionais e ENTER como chute. Alguns teclados tem problemas quando pressionado nas setas alguma diagonal e ENTER ao mesmo tempo, causando o não acionamento do ENTER.

Se tiver este problema troque o ENTER por outra tecla que não apresente este problema ou arranje um teclado menos vagabundo.

Aconselhamos a treinar com essas configurações para já ir se adaptando as nossas regras.



3. Primeiro Amistoso
1. Entre no Menu AMISTOSO
2. Escolha de que tipo de times farão o amistoso, decendo até chegar aos times em cada caso como mostro abaixo:

CLUBES
- Continentes
-- Países
--- Divisões
---- Times

SELEÇÕES
- Continentes
-- SELEÇÕES

TIMES DO SENSIBLE
- Times

TIMES DO SWOS BRASIL
- Times

3. Chegando nos times apertando ENTER o time vai mudando de cor, onde cada um tem uma legenda e essas se encontrar na parte superior da tela. Essas são:

VERMELHO
Computador - O computador jogará com este time.

ROXO
Técnico-Jogador - Você irá jogar com este time (ou um amigo).

AZUL
Técnico - Você será apenas o técnico, podendo fazer substituições, alterações táticas, etc.

CINZA
Não Selecionado - Time não será usado no amistoso/campeonato.

Para escolher outro time basta escolhe-lo da mesma tela, ou em caso de ser de outro lugar do mundo, tecle voltar até achar seu continente/país/divisão repetindo os últimos passos.

No caso de um campeonato, você repetir este passo até escolher o número de times que pede o campeonato. Caso passe o número pedido, basta teclar ENTER novamente em cima do time selecionado até ele ficar não selecionado novamente.

Acompanhe no canto inferior da tela o número de times que faltam ser escolhidos ou o número de times que precisam ser desescolhidos.



4. Tipos de Jogos e Campeonatos
AMISTOSO
- Apenas um jogo amistoso. Ao final dele pode ser teclar em REPLAY para jogar novamente.

MATA-MATA
- Campeonato em forma eliminatória, podendo ter jogos de volta, gols fora, prorrogação e pênaltis. Isso depende da Copa que jogar.

PONTO-CORRIDO
- Campeonato onde todos jogam contra todos e o time com maior número de pontos vence. O número de vezes de se jogar contra cada time varia entre os campeonatos.

GRUPOS
- Campeonato que junta o MATA-MATA com o PONTO-CORRIDO, você pode ter vários grupos, dividir em fases, e as combinações são infinitas.



CARREIRA
- Modo de jogo em que vc assume como Técnico um time e além de jogar (opcional) você controla as finanças, compra e venda de jogadores, etc. Com o passar do tempo você pode fazer seu time ser promovido ou rebaixado na divisão de seu país, ser mandado embora ou receber propostas de outros clubes maiores para trabalhar, e com o desempenho do seu time ele vai conseguindo se classficar para competições maiores e mais importantes com o passar das temporadas. Não é multiplayer.

TEMPORADA
- Igual ao modo carreira, mas você só joga uma temporada e ao final dela acaba. Não é multiplayer.


5. Armando seu Time
Esta é a foto da montagem do time para entrar em campo.

                                 POSIÇÕES
G = Goleiro
Z = Zagueiro
LD = Lateral Direito
LE = Lateral Esquerdo
M = Meio Campo
MD = Meia Direita
ME = Meia Esquerda
A = Atacante

AZUL : Titular
ROXO : Banco

Para trocá-los de posição basta teclar ENTER em cima de um e depois no outro que trocará de lugar com o primeiro selecionado.

No caso do Modo Carreira você pode ter mais de 16 jogadores, e os que não estão no banco aparecem logo abaixo do Banco em AZUL ESCURO. Para ir trocando estes jogadores mova o cursor para sua cabeça e segure o ENTER e use as setas.

SITUAÇÕES DOS JOGADORES

Do lado de cada nome do jogador tem seu rosto e podem indicar algumas coisas.

- CRUZ VERMELHA
Jogador muito machucado sem previsão de volta, ele não pode jogar.

- CRUZ VERMELHA com número
Jogador muito machucado com a previsão deste número de jogos para volta, ele ainda não pode jogar.

- CARTÃO VERMELHO
O número de cartões que aparecer será o número de partidas que o jogador está suspenso e não poderá jogar.

- FAIXA NA CABEÇA
Jogador contudido mas pode jogar. Ele não jogará 100% mas jogará sem problemas. O único problema é que a lesão pode piorar com alguma entrada e ele se machucar de vez e ficar fora durante muitos jogos, talves nem jogue mais este campeonato.

- CARTÃO AMARELO
Jogador pendurado, mais uma amarelo e ele será suspenso. Não há mais essa opção no SWOS 96/97.

TÁTICAS

São todas táticas disponível para escolha, para escolher a sua basta ir até lá com a setas e teclar ENTER na escolhida e ver como fica o posicionamento dos seus jogadores no campo acima.

As táticas com o nome de USER-A até USER-F são vazias para serem carregadas de táticas criadas por nós. Quando carregadas seus nomes aparecem nesses espaços.

Para carregar estas táticas vá em TATICAS, escolha qual campo livre será carregado, vá em LOAD e escolha o arquivo de táticas a ser carregado.

ATRIBUTOS DE CADA JOGADOR

ESTRELAS
Indicam a nota final do jogador, quanto mais estrelas mais pontos tem o jogador, mas nem sempre ter no total mais estrelas indicam que ele é o melhor naquela função que você quer colocá-lo.

LETRAS
Para resolver o problema acima, existem 3 letras do lado de cada jogador que indicam suas melhores qualidades, aqui você ver o que cada uma siginifica.

P = Passing
Qualidade do Passe Rasteiro, quanto melhor mais no pé ele toca

V = Velocity of shot
Força do Chute, quanto melhor maior porrada o jogador pode dar.

H = Heading
Cabeceio, quanto melhor as cabeçadas saem mais fortes e com mais direção.

T = Tackling
Dividida, nas divididas na maioria das vezes quem tem maior T fica com a bola.

C = Control
Domínio, capacidade do jogador dominar e manter a bola dominada.

S = Speed
Velocidade, quanto melhor mais o jogador vai correr.

F = Finishing
Finalização, capacidade de se controlar o chute (efeito, etc)

por exemplo:
10 Romário FSV *****
As melhores características dele são Finalização, Velocidade e Força do Chute.
Por isso ele é um atacante, se ele tivesse um T seria melhor colocá-lo no meio campo ou na zaga.

OPONENTE

Apenas mostra o time que irá jogar contra você.

TECNICO

ROXO : Você controla os jogadores
AZUL : Computador controla os jogadores

JOGAR

Após tudo estiver OK, tecle em JOGAR para dar início na partida.



6. Como chutar, tocar, cabecear e dar carrinho
Apesar de ter apenas uma tecla para tudo, parece meio impossível ou até complicado fazer tudo isso somente com uma tecla, e ainda dar efeitos e tipos de chutes diferentes.

TOQUE RASTEIRO

É a operação básica do jogo, basta colocar o jogador na direção que deve ser dado o passe e teclar ENTER rápido e levemente, e a bola sairá rasteira na direção escolhida, ou na direção do jogador que estiver bem próximo da direção indicada.

Essa precisão de passe será diferente de jogador pra jogador.

CHUTE DE BICO

Basta teclar ENTER por meio segundo e soltar o ENTER e as SETAS que sairá um bico com o máximo de força do jogador.

CHUTE COLOCADO

Tecle ENTER e não solte até a bola chegar ao destino final.

CHUTE COM EFEITO

Chute igual ao chute colocado mas use as setas SEM SOLTAR O ENTER para dar efeito na bola.
As setas funcionam como um manche, se você estiver atacando pra cima:

Seta para Direita/Esquerda : Dá o efeito para esta direção.
Seta para Baixo : A bola sobe. Bom pra dar bicões para tirar a bola ou lançamentos longos.
Seta para Cima : A bola cai tomando velocidade, bom usar para finalização ou lançamentos rasteiros.

Eles podem ser combinados entre si sem problemas, inclusive em chutes diagonais e horizontais.

CABEÇADA DE PEIXINHO

É só teclar o ENTER junto com o seta apontada para bola que se o jogador estiver na distância certa ele irá cabecear. Após isso você pode usar os efeitos acima para dar direção à cabeçada.

CABEÇADA NORMAL

Como a outra cabeçada, é só teclar ENTER mas com a seta apontada para as costas do jogador. Isto é, quando o jogador por exemplo estiver atacando pra cima e estiver de frente pro gol e a bola passar sobre a sua cabeça numa altura compatível, tecle ENTER e seta pra baixo AO MESMO TEMPO e ele saltará, depois use os efeitos para dar direção a bola.

Esse é um movimento difícil de se fazer até mesmo para os mais experientes, e leva tempo para se aprender.

CARRINHO

Este é o que todo mundo aprende primeiro. Quando está sem a bola e a bola estiver no chão, não importa onde se você teclar enter seu jogador irá dar carrinho, estando perto ou longe da bola.

Você pode usá-lo para tirar a bola do adversário, evitar um lateral ou escanteio ou até fazer uma falta sem bola para parar um contra-ataque.

Após dar o carrinho você pode direcionar pra onde vai querer tirar a bola usando as setas.



7. Como dominar e carregar a bola
Aprender a dominar e carregar a bola não é uma tarefa ridícula como em qualquer outro jogo de futebol, no SWOS é algo mais complexo e fundamental para se ter um bom time no futuro.

Neste jogo a bola não cola no pé do jogador e fica lá até você chutar a bola, então você precisa aprender a dominá-la e a carregá-la para poder criar jogadas simples como um drible ou mais complexas como um drible da vaca ou jogadas de linha de fundo.

MATAR A BOLA

Não é difícil, mas errar uma matada de bola pode fazer você deixar a bola ir pra escanteio ou até perder uma chance clara de gols.

Quando a bola vem rasteira não se tem muito o que fazer além de prestar atenção de quando dominá-la já prepará-la pra próxima jogada, seja um toque, um drible ou um chute pro gol.

      
 
No exemplo ao lado é como a bola deveria ficar ao se dominar uma bola vinda da esquerda quando seu jogador está na direita (da tela) atacando pra baixo. Você sempre deve posicionar a bola na direção que quer seguir a jogada. Logo abaixo você saberá o porque disso.

Quando a bola vem quicando, você tem que prestar atenção que seu jogador deve tocar com a ponta do pé no momento exato que a bola quica do chão para ter o domínio perfeito. Caso bata na canela ou no corpo ela irá bater em seu jogador e espirrar, pode ser pra perto ou pra bem longe, isso vai depender da velocidade da bola, do jogador, do movimento que o jogador fizer ao receber a bola, etc.

Você pode usar também essa espirrada a seu favor, deixando bater a bola em seu corpo para botá-la na frente e surpreender seus adversários, dar dribles, chapeuzinho, etc. As possibilidades são infinitas.

Cada jogador tem seu próprio nível de domínio, e por isso certos jogadores dominam a bola bem mais fácil que outros.

CARREGANDO A BOLA

      
 
No exemplo ao lado vemos a mesma situação citada acima de um jogador atacando pra baixo. neste caso ele está vindo teclado a seta pra BAIXO apenas. Neste caso ele pode teclar também a tecla pra ESQUERDA sem deixar de pressionar a pra BAIXO. Aí ele estará agora correndo na diagonal ESQUERDA/BAIXO, depois ele pode soltar a seta pra BAIXO e ele irá correr com a bola pra ESQUERDA.

Caso ele queira voltar a levar a bola pra cima, ele deve teclar CIMA sem deixar de teclar pra ESQUERDA, aí ele a carregará para diagonal ESQUERDA/CIMA, e depois basta soltar a tecla pra ESQUERDA que ele ficará carregando a bola pra CIMA.

      
 
Bem, isso parece óbvio, mas vamos voltar ao ponto inicial da figura ao lado. se eu por acaso tente queira ir pra direita e além de teclar pra BAIXO teclar pra DIREITA irá soltar a bola pois a bola está no canto oposto pra onde você foi.

      
    
Por isso como você domina a bola é muito importante em relação ao que você precisa fazer depois. Para isso funcionar a bola deveria estar como mostra a figura ao lado. Então preste atenção no que pretende fazer antes de dominar uma bola.

Mas se você tiver dominado errado não quer dizer que você não tem mais como se ajeitar para sua próxima jogada. Se você soltar por um segundo as setas direcionais o jogador soltará a bola imediatamente, então você pode dominá-la novamente do jeito que você precisa para realizar a próxima jogada.

      
  
No caso da bola estar no centro do jogador como na figura ao lado, você poderá escolher uma das duas diagonais sem problemas e também ir após para uma horizontal. Mas depois da horizontal fica difícil subir sem perder o domíno.

Isso é uma regra, se você soltar as setas em qualquer momento que estiver com a bola dominada, você perderá o domínio imediatamente. Acontece o mesmo se você teclar em uma direção oposta a que a bola está dominada como explicado acima.

Cada jogador tem seu próprio nível de domínio, e por isso certos jogadores dominam e carregam a bola bem mais fácil que outros, portanto tem jogadores que conseguem fazer movimentos inversos de vez em quando, e tem outros que mal conseguem levar uam bola em linha reta.

Pense que seu jogador é uma caixinha de fósforos e a bola é uma bolinha de lã onde você tem que levá-la de um campo para outro, haja da mesma maneira que faria com a caixa de fósforos e se sairá bem no domínio do SWOS.



8. Como cobrar escanteios, laterais e faltas
Não existe maneira certa de bater nenhum deles, cada um bate do jeito que achar melhor. Estas são algumas dicas de como se deve betê-los.

ESCANTEIOS

Para bater pra área aponte o jogador pra área, solte as setas e tecle ENTER por um segundo e solte, depois coloque o efeito que quiser usando as setas.

Para bater rasteiro tocando para algum jogador basta direcionar o jogador para quem você quer passar a bola e ainda com as setas pressionadas tecle ENTER de leve e solte. (TOQUE)

LATERAIS

A única diferença de um lateral e um toque durante o jogo, é que os direcionais mudam um pouco. Para tocar para algum jogador perto da linha lateral você deve teclar as setas em diagonal mas sempre em direção a lateral que está.

Isto é, caso você esteja na direita batendo um lateral e quer mandar a bola pro jogador que está logo abaixo que está colado a linha lateral, tecle as setas BAIXO/DIREITA e tecle ENTER de leve e solte (TOQUE), que a bola irá fraquinha para este jogador.

Só preste atenção pois se fizer isso e teclar ENTER com força a bola sairá forte e provavelmente sairá pela mesma lateral que está. Use isso para cobrar pro lado com força, como para cobrar um lateral pra área, é só teclar a seta contrária ao lado do lateral e segurar o ENTER.

FALTAS

Há tres tipos de cobrança, Toque pro lado, Chute Colocado e Chute Forte.

Tocar pro lado é igual a um toque durante o jogo, sem mistérios.

Chute colocado basta apontar o jogador para onde se quer chutar e ainda com as setas pressionadas teclar ENTER mantendo as setas pressionadas.

Para o Chute Forte aponte o jogador pra onde quer chutar, solte as setas tomando cuidado para não tirar o jogador da posição quando deixar de pressionar as setas. Dê o chute forte teclando ENTER e soltando após um segundo.

Após cada tipo de cobrança ou chute você pode usando as setas dar um efeito na bola para direcioná-la para onde você quer que ela vá.



9. Como fazer substituições e alterações táticas
Durante o Jogo você pode chamar o banco sempre que a bola parar para fazer substituições ou alterações táticas.

Mas você não poderá fazer substituições caso a bola esteja com o goleiro, mas poderá ajustar seu time do jeito que precisar neste tempo.

Para chamar o banco você pode teclar PAGE UP se você estiver atacando para cima ou PAGE DOWN se você estiver atacando para baixo. Mas você também pode chamá-lo movimentando rapidamente as setas quando a bola parar no caso de você estiver usando um joystick.

Logo que o banco aparecer o aparecerá uma seta apontada para o Técnico e clicando ENTER ele levantará e aparecerá um menu com com TÁTICAS seguido por todos os seus jogadores em campo.

Tecle ENTER para entrar em TÁTICAS, use as setas para navegar no menu e após escolher a nova tática tecle ENTER e sua tática foi mudada. Para voltar tecle a seta para ESQUERDA.

Ainda no primeiro menu onde tem todos seus jogadores em campo, você pode trocá-los de posição apenas teclando ENTER em um e depois em outro, e eles trocarão de posição. Geralmente usado em contusões que não podem mais ser substituidas, corrigir erros de escalação ou tapar buracos deixados por jogadores expulsos.

Nesse menu de jogadores aparecerão informações extras do lado de cada jogador que são:
Cartão Amarelo : Este jogador levou um Amarelo neste jogo, e mais um será expulso.
Cartão Vermelho : Este jogador foi expulso, e agora esta posição está vazia.
Cruz Vermelha : Este jogador se cotundiu e não está mais 100% mas pode jogar.
Cruz Piscando : Este jogador está bem machucado e mal consegue andar.

Agora que já sabe todos os comandos do Técnico, você pode fazer substituições caso sejam permitidas naquele momento que chamou o banco. Dessa com a seta apontada para o Técnico para o jogador que quer que entre em campo. Se não for permitida alteração naquele momento, a seta não descerá.

Após escolher o jogar que quer que entre com a seta tecle ENTER uma vez e aparecerá o nome deste jogador para confirmação, e a lista dos jogadores em campo logo abaixo.

Para substituir basta decser o cursor para os jogadores que estão em campo e teclar ENTER quando o highlight estiver em cima do jogador que deve sair. Ao se fazer isso o jogador entra e o banco recua automaticamente.

Para fazer outra alteração você precisa chamar o banco novamente.

Uma dica é já arrumar seu banco de maneira que saiba quem é quem que está no banco e em que posição para poupar tempo nas substituições e evitar substituições erradas por engano.

Para voltar sempre tecle a seta para ESQUERDA, uma vez por nível, se todos os menus foram fechados, o banco irá recuar e voltará ao jogo.



10. Como marcar e tomar a bola
Como todos sabemos você só guia um jogador de cada vez certo? errado!

Nós temos total controle de um, mas também controlamos o resto que participa da jogada de uma certa forma na marcação e em jogadas.

Então quando o adversário estiver vindo te atacar preste atenção de onde ele está vindo e pra onde ele está indo e veja qual é o seu jogador mais perto da bola, nem sempre é o que você está controlando, mas outro qualquer que pode estar indo dar combate por qualquer lado.

Se é você que está perto, tente colocar seu boneco na frente do jogador adversário para tentar inibir o seu avanço, mas não vá pro lugar que ele está agora, mas sim pro lugar que ele está indo, assim chegando antes que ele para não deixá-lo passar.

Se isso não inibiu esse avanço e ele tenta te driblar você pode entrar de carrinho de frente contra ele, mas provavelmente você será driblado facilmente ou até fará falta.

O ideal para entrar de carrinho é sempre na diagonal, pois é mais difícil do adversário sair com a bola ou mesmo sair da falta. Mas mesmo assim se você está de frente pra ele não aconselho a dar carrinho, é melhor ir é marcar a àrea e quando ele tentar passar ir em direção a bola sem dar carrinho e sair com a bola nos pés.

Caso ele passe mesmo assim por você aí é bom apelar para um bom e belo carrinho, de preferência mire a bola e sempre na diagonal, carrinhos por trás são geralmente punidos com cartão amarelo ou até vermelho dependendo da pericuosidade do lance.

Mas caso você esteja longe do adversário que está com a bola, não saia da sua posição que nem um louco para ir marcá-lo, fique onde está e marque para quem ele possa passar a bola que esteja perto de você.

Se você fizer isso com certeza tem outros jogadores do seu time mais perto e virão marcá-lo automaticamente e se tocarem na bola você passará a controlá-los imediatamente e o outro que você estava guiando não deixou de marcar lá atrás, assim não deixando buracos na zaga.

Você também pode controlar este jogadores para dar carrinhos para parar a jogada, mesmo que não seja você que o esteja controlando no momento. Por exemplo você está atrás defendendo e marcando os atacantes do adversário enquanto ele avança pelo meio campo quando vem o seu meia-direita pelo lado e está bem perto do adversário com a bola, então basta teclar ENTER que apenas este jogador entrará de carrinho contra o adversário roubando a bola ou fazendo falta e com isso te dando o controle sobre ele imediatamente.

Se sair pra cima dele deixará um jogador livre o qual certamente receberia o passe. E com isso você evita esta falha comum em novatos no SWOS.



11. Como fazer e criar jogadas
Este é um jogo de futebol que se joga como um jogo de futebol real, portanto é um jogo coletivo, e sair driblando todo mundo de um gol ao outro é coisa quase impossível, então você tem que tocar a bola e procurar espaços na defesa adversária para poder chegar ao gol.

Ao pegar a bola veja que seus outros jogadores vão te acompanhar a sua volta, sempre procurando espaços para recebê-la de você. Geralmente tem sempre 2 jogadores na sua frente nas diagonais prontos para receber o seu passe.

Caminhe com a bola enquanto estiver livre sem problemas, mas quando o adversário chegar perto você deve tocar para alguém melhor posicionado que você, ou chutar pro gol caso esteja em condições de marcar.

Caso contrário você provavelmente irá perder a bola gerando um contra-ataque ou sofrendo faltas, que podem tirar este jogador da partida ou até do campeonato.

Outra regra que vale pro futebol real e para o SWOS é que ÚLTIMO HOMEM NUNCA DRIBLA, é melhor dar um bicão pra frente, pro lado, ou até pra escanteio do que tentar sair driblando. Perder a bola na boca da área com o goleiro no gol, é gol quase certo para o adversário.

Caso você esteja com a bola em seus pés mas de frente para seu campo com algum adversário atrás de você, é melhor tocá-la para algum outro jogador atrás e depois sair jogando do que tentar virar, onde na maioria das vezes você perderá a bola.

Não existem jogadas certas, que se você fazer sempre irá dar em alguma coisa, existem apenas oportunidades, ou você as cria, ou é o adversário que com um erro as cria dando chances à você de fazer uma boa jogada.

Para criar suas jogadas é bom conhecer bastante seus jogadores e esquema que está usando, assim saberá onde estão seus jogadores, se enfiar uma bola tal jogador vai conseguir chegar a tempo, e muitas outras coisas.

Portanto não aconselho ficar trocando de tática toda hora, escolha uma e se mantenha nela, assim saberá onde estão seus atacantes num contra-ataque rápido ou seus defensores para não ir afobado atrás da bola gerando grandes buracos na sua defesa possibilitando ao adversário atacar sem resistência.

Com o passar do tempo e tiver mais experiência poderá até criar sua própria tática, alterando alguma já existente ou criando uma totalmente nova.



12. Como fazer gols
Como todo o jogo SWOS, também não existe uma ciência exata para isso, então o que eu vou fazer é dar umas dicas básicas de como facilitar o seu caminho para o gol.

Chutes fortes retos sem efeito algum dificilmente dão em gol, a não ser que o goleiro já esteja vendido ou em alguma cobrança de falta em que a barreira tape a visão do goleiro. Chutes a queima roupa de primeira também funcionam após cruzamentos ou lançamentos.

O ideal e o mais comum é chutar com efeito, na diagonal vindo da direita e chutando na esquerda ou vice-versa, chutar da ponta da meia lua é um bom lugar com bastante ângulo para se fazer um gol.

Mas não quer dizer que é só chegar e chutar que a bola vai entrar, para ela entrar vai depender de muitos fatores, como num jogo real, como força, efeito, posição do goleiro, posição da zaga, distância, etc...

O ideal é chutar antes do goleiro sair do gol para tapar o ângulo, ou depois que ele sair tirá-lo primeiro com um drible curto ou uma paradinha e depois chutar. Se chutar e o goleiro já tiver se posicionado dificilmente ele não sairá com com a bola nas mãos. Na verdade precisa-se de frieza para esperar o momento certo para a finalização, um milisegundo antes ou depois pode definir um campeonato.

Pode-se também chutar reto levando a bola com efeito para o canto tirando do goleiro. Chutanto na direção de mais ou menos 3 jogadores para fora do gol e com o efeito coloca-la no canto enganando o goleiro, ou chutando no meio do gol e com efeito colocando a bola em um dos cantos, a variação de possibilidades é infinita.

Para bater um pênalty, segure a seta direcional na direção do gol escolha o lado que vai bater e pressione a seta correspondente sem soltar a direcional e tecle ENTER em seguida, mantendo as 3 teclas pressionadas sem soltá-las até a bola entrar.

Existem mil maneiras de se bater um pênalty, e essa é a mais fácil e mais regular delas. Com o tempo você poderá bater de várias maneiras, dificultando o adversário de prever como vai bater.

Também é possível através de tabelas deixar seu jogador na cara do gol com o goleiro do outro time sem ter o que fazer. E você pode fazer gols de cabeça, colocadas rasteiras e até de carrinho se quiser, tudo vai depender da situação naquele momento do jogo.

Cada jogador tem uma capacidade diferente, portanto às vezes é possível fazer gols meio impossíveis com certos jogadores que com determinados você não conseguiria.



13. Comandos Extras
Durante o jogo existem certos comandos extras para funções especias, são eles:

P : Pausa o jogo.

R : Replay dos últimos segundos de jogo. Se apertar novamente durante o Replay passa em câmera lenta.
Espaço : Salva últimos segundos de jogo como um dos melhores momentos (Highlights).
H : No final do jogo mostra os melhores momentos gravados (só os 10 últimos).
S : Mostra as estatísticas do jogo a qualquer momento que a bola estiver parada.

PAGE UP : Chama banco do time que está atacando pra cima.
PAGE DOWN : Chama banco do time que está atacando pra baixo.

F8 : Liga/Desliga comentários durante o jogo.
F9 : Liga/Desliga mostrar o nome do jogador que está com a bola no alto esquerdo da tela.
F10 : Liga/Desliga canto da torcida.

ALT+F1 : Sai do jogo